lembram quando eu disse que tinha visto mallrats e que havia uma certa ordem pra ver os vários filmes de kevin smith? então, hoje eu assisti o primeiro.
o balconista (título no brasil), é a apresentação de personagens e o universo dos outros filmes que se seguem. todos são filhotes desse filme hilário e mal-feito.
com um orçamento curtíssimo - segundo o site oficial do filme, ele custou $27,575 - o bacolnista é todo em preto e branco, com quase nada de atores e meia dúzia de cenários.
e tudo começa com o dia de folga de dante, que se torna um dia de trabalho comum quando tem que substituir o colega, que ficou doente, no balcão da loja de conveniência onde trabalha. o dia que já começou mal, se torna pior ainda, quando ele descobre o passado sexual da namorada. e pra merda ficar mais mole, ele vê no jornal que sua ex-namorada mais marcante está de casamento marcado.
nesse fuzuê de sentimentos e revolta, está seu amigo randal, que trabalha no balcão da loja ao lado, uma locadora de vídeos.
randal é um tipo sem paciência com clientes, fala demais, é folgado e persuasivo.
no lado de fora, estão jay e silent bob, dois traficantesinhos á toa.
e mais uma penca de clientes, uns habituais e outros nem tanto, que habitam uma série de pequenos causos.
e entre piadas sexuais, jogos de hóquei em telhados, acidentes em velórios, filmes pornôs, o atendimento à clientela e necrofilia, há espaço para focar assuntos sérios sobre o amor, relacionamentos, o futuro e a vida.
"It was mainly funded by 10 credit cards that Kevin had to his name, funds garnered from store credit after he sold his comic book collection, a family donation, and paychecks from working at the Quick Stop and RST Video."
é interessante dizer que a loja de conveniência e a locadora realmente existem, e se localizam em 58 Leonard Ave., Leonardo, NJ.
ficha técnica
título: clerks, 1994.
duração: 92 minutos.
direção: kevin smith.
roteiro: kevin smith.
avaliação: