RSS
críticas de filmes por pessoas que simplesmente gostam de filmes, oras!

O Segredo dos Seus Olhos





Quando as luzes do cinema se acenderam a minha reação foi continuar sentada. Fazia muito, muito tempo desde que um filme havia mexido comigo a esse ponto arrebatador em que levantar e ir pra casa não parecia mais a coisa certa a ser feita. Certo seria ficar ali sem me mexer, por horas, digerindo aquela história, aquele drama, a capacidade de contar em pouco mais de duas horas algo sobre como ser sujeito passa por duas coisas: desejo e falta.

Filme dramático permeado por tiradas cômicas, mas não ridículas e nem gratuitas. Conta a história de Espósito, oficial de justiça que, assim que se aposenta, decide escrever um livro sobre um crime investigado por ele vinte e cinco anos antes, e que no entanto, continuava presente na vida dele permeado por dúvidas e por lembranças que lhe remetiam ao quanto muitas vezes um homem fica surdo ao que grita dentro de si, por puro temor de se assumir uma posição frente ao desejo que faz corpo.

O crime foi um estupro seguido de morte, brutal, pavoroso. Deixa atrás de si um viúvo cujo desejo é a punição ao criminoso e um oficial intrigado por uma descoberta que nos amedronta a todos: é tênue a linha que separa amor e ódio, devoção e sujeição. Espósito tenta encontrar o culpado e tenta fazer com que seja realmente punido. Nunca soube o que realmente aconteceu, mas através daquilo que se capta com o olhar, tem uma pista. Acredita nela e consegue encontrar o assassino. Mas o custo desse percurso é o drama do filme, drama muito bem contado e amarrado com outros que se fazem paralelos em alguns momentos, e se encontram em outros.

Sobre ir ver o filme, recebi a dica de um amigo, li a sinopse, achei interessante, encontrei boa companhia e fui. O resultado dessa escolha foi mais do que ocupar o resto do meu domingo com boa distração. O resultado foi estar com meus sentidos voltados nele até agora e com certeza durante muito tempo, pensar na beleza que a feiúra do ser humano provoca. Angústia e alívio. Amor e temor. Ser de ambivalência. Muitas vezes, o que nos separa dessa ambivalência, é uma letra. Mas não vou falar mais, se não estrago uma das cenas mais bonitas que já vi.


ficha técnica
título: El Secreto de sus Ojos.
duração: 2h e 07 min.
direção: Juan José Campanella.
roteiro: Eduardo Sacheri e Juan José Campanella baseado no livro de Eduardo Sacheri.
avaliação:
 
Copyright 2009 Pipoca com cerveja. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy