RSS
críticas de filmes por pessoas que simplesmente gostam de filmes, oras!

mar aberto.


(anos depois... heh)



daniel e susan formam um casal dos tempos modernos. aterefados, constantemente estressados e dependentes de coisas tipo celular e notebook.
com o relacionamento beirando o fracasso, os dois decidem tirar férias em um lugar paradisíaco, longe de tudo que lembre suas vidas. eles se esforçam pra que tudo seja perfeito, assim como a paisagem que os rodeiam.
um dia, decidem passar a tarde com um grupo em alto-mar, mergulhando numa área onde pode-se ver tubarões. o sol esta brilhando e o dia esta lindo. após 40 minutos debaixo d'água, e um tanto desorientados, daniel e susan voltam a superfície e procuram o barco que os levara até ali.
mas não vêem nada. só a imensidão calma e azul.
as horas seguintes são de puro terror, onde daniel e susan passam à deriva. e na companhia dos amiguinhos tubarões.

é esse o resumo desse filme angustiante.
visivelmente independente, mar aberto é mais um daquele tipo de filme que te faz roer as unhas, passar rápido as cenas de tão ARGH. é tenso, tenso demais.
um casal boiando no mar, sem saber o que fazer, correndo o risco de serem devorados vivos e com os nervos a flor da pele, tentando achar um culpado pela situação.

o culpado tem nome e no filme, é mostrado como o erro foi cometido.



o filme foi baseado em fatos reais.
o casal tom and eileen lonergan desapareceram no mar da austrália em janeiro de 1998. seus corpos jamais foram encontrados.
foi um caso polêmico na época, foram usados trechos do diário de ambos no julgamento de jack nairn (um dos responsáveis pelo grupo de mergulho). a defesa dizia que como não havia corpos, não havia mortos. e o que realmente pode ter acontecido era que tom e eileen ou se suicidaram ou forjaram a própria morte.
o equipamento dos dois foram encontrados, assim como a roupa de mergulho de eileen. a roupa estava inteira e sem grandes estragos, descartando a idéia de que ela teria sido atacada por tubarões.
jack foi inocentado, e o mistério o que aconteceu com tom e eileen continua até hoje.

já o filme, mostra como eles provavelmente morreram.
com um enredo onde se sabe quase tudo - principalmente o final - o legal seria explorar a situação de estresse. mas o filme faz isso muito mal.
com a morte rondando o tempo todo, as brigas são mínimas e quando esperamos que haverá a discussão de relação, há silêncio.
se houvesse um bom roteirista, esses momentos elevariam o nivel do filme.

provavelmente, ele vale mais pela história bizarra que o cerca.

ficha técnica
título: open water, 2003.
duração: 79 minutos.
direção: chris kentis
roteiro: chris kentis

avaliação:

Open Water: The True Story Behind the Disturbing Movie
 
Copyright 2009 Pipoca com cerveja. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy