RSS
críticas de filmes por pessoas que simplesmente gostam de filmes, oras!

Sonhando Acordado


Eu fui uma das milhares de pessoas que se apaixonaram pelo Michel Gondry depois de ter assistido Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, não tenho o menor pudor de dizer. Depois desse filme - e de ter achado a direção fantástica, já que o roteiro era do Charlie Kaufman - procurei outros trabalhos do titio francês e passei a admirá-lo ainda mais. O cara é bom mesmo.

Quando soube do seu último filme, com Gael García Bernal e tratando sobre sonhos, tive faniquitos. Uau, uau. Ontem finalmente consegui assisti-lo...

clique para ampliar
... e me decepcionei. A última coisa que eu esperava era não gostar. Quero dizer, eu gostei, pero no mucho. Fui pesquisar por aí o que outras pessoas acharam, descobri que sou minoria chinfrim. Portanto, minha opinião pode não ser de muita valia para você. Vou me resumir à história do filme por enquanto.

Trata-se do jovem e inventivo Stéphane Miroux (Bernal), um mexicano de mãe francesa que se muda para o país materno após a morte de seu pai. Em Paris, descobre que o emprego e os colegas que lhe arranjaram não eram exatamente o esperado e se apaixona por sua vizinha, Stéphanie (Charlotte Gainsbourg). Até aí, nada de surpreendente, exceto que o filme é falado em três línguas.

O atrativo da história é que Stéphane mistura a realidade com os sonhos, além de utilizá-los como válvula de escape para os seus medos e fantasias (sim, ele os manipula). Os cenários oníricos (e são vários e vários) são todos feitos em stop motion e com técnicas antigas, como papel celofane e algodão. Visualmente excêntricos e bonitos. Os cacarecos que Stéphane cria são adoráveis também.
(Vou parar por aqui pra não soltar spoilers)

Disseram que o filme é fofíssimo sem ser açucarado demais, que é uma das melhores histórias românticas modernas contadas, que "pegou lá no fundo". OK, fiquem à vontade para acharem isso, mas penso exatamente o contrário. Não achei tão fofo, nem tão romântico, nem me pegou no fundo ou no raso. Não é para qualquer tipo de espectador, ou para ser assistido sem prestar muita atenção. É bonito, sim, é complexo, sim, é Gondry, sim. Mesmo assim, não surtiu efeito algum em mim além do mediano.

Estou frustrada, de verdade. Me pareceu uma coletânea de trabalhos anteriores - o que poderia ser muito bom - que acabou sendo um mais do mesmo sem muito tempero ou liga.

Devo estar azeda, sobretudo.
(mas louca para assistir A Natureza Quase Humana, o primeiro filme dele!)

ficha técnica
título: La science des rêves (2006)
duração: 105 minutos
direção: Michel Gondry
roteiro: Michel Gondry

avaliação:

 
Copyright 2009 Pipoca com cerveja. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy