RSS
críticas de filmes por pessoas que simplesmente gostam de filmes, oras!

A Marcha dos Pinguins


Assim como tenho quedinha por filmes polêmicos, pego birra facilmente pelo hype. O caso mais recente foi com Bastardos Inglórios: demorei meses até animar a assistir - e adorei. Também já aconteceu de ver algum filme supercomentado e pensar "ah, era isso?". Enfim, o caso é que o Marcha dos Pinguins foi extremamente alardeado na época e isso me deu preguiça... até uns dias atrás.



O filme, como todos sabem, é um documentário a respeito do ciclo de vida dos pinguins imperadores. Mostra todas as dificuldades e vitórias que um grupo sofre pra se manter e reproduzir, com imagens bonitas e impressionantes. Até aí, seria algo que você poderia ver em um Discovery Channel da vida, certo? Por que fez tanto sucesso?

A narrativa é diferenciada. O diretor se preocupou não só em mostrar vida e morte em uma perspectiva biológica, mas tentou fazer algo mais próximo das pessoas, dando voz aos bichinhos e abandonando o ar de aula maçante. A voz aveludada do Morgan Freeman começa dizendo que aquela história é uma história de amor e superação. Essa é a tônica dos minutos seguintes. Como em uma pequena novela, há momentos tensos, engraçados, ternos e despertadores da compaixão.

Entretanto, eu discordo de Morgan. Pra mim não é uma história de amor, mas de sobrevivência. Se fosse pra tirarmos alguma lição dos pinguins, seria o senso de coletividade. Os pinguins conseguem se manter por serem cooperativos e unidos, não por serem amorosos. E esse senso é um dos aspectos mais menosprezados da vida atual - se for pra forçar um pouco a barra, poderia dizer que é o princípio do desenvolvimento sustentável: a preocupação com as gerações futuras.

Não digo que os pinguins sejam sábios, acho que isso não se aplica. Mas nós seríamos se conseguíssemos compreender e até imitar toda aquela união em prol de um bem comum.

ficha técnica
título: La Marche De L'Empereur
duração: 85 min.
direção: Luc Jacquet
ano: 2005


avaliação:
 
Copyright 2009 Pipoca com cerveja. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy