RSS
críticas de filmes por pessoas que simplesmente gostam de filmes, oras!

A Primeira Noite de um Homem


A Primeira Noite de um Homem foi um filme que causou o maior bafafá e entrou para a história cinematográfica como um clássico da comédia romântica. Falando assim parece um blockbuster bobo da vida, né? Não é.



A direção do filme foi a primeira coisa que me chamou a atenção. As tomadas são primorosas e criativas, com dezenas de detalhes que têm muito a dizer. A edição, inteligentíssima (creio que se não fosse por ela o filme poderia ficar maçante em alguns momentos). E a trilha sonora recheada de Simon & Garfunkel - de quem gosto muito desde pequena - proporcionou o clima perfeito para as cenas.

Dustin Hoffman, no seu primeiro papel importante, tinha 30 anos de idade e interpretava um mocinho virgem de 20 recém graduado na universidade. Totalmente perdido na vida, introspectivo e pressionado pela família e amigos dela. Descontente com tudo, mas mesmo assim tomado como um exemplo por todos. E aí começa a história propriamente dita. Ou melhor, a primeira parte dela.

Não se preocupem, não vou adiantar grande coisa. Apesar disso, é importante salientar que essa primeira parte do filme é minha favorita: o personagem de Hoffman, Ben, se envolve com uma mulher mais velha e casada, Mrs Robinson (interpretada pela classudérrima Anne Bancroft). A relação entre os dois rendeu falas antológicas, como a are you trying to seduce me, Mrs Robinson?, e cenas cômicas em que se mostrava toda a inexperiência e insegurança do Ben. Ótimas, ótimas.

A segunda parte é mais romântica, da categoria amor-quase-impossível. Na minha opinião o filme perde um pouco do ritmo nela, mas mesmo assim é bastante aprazível. Sem nada de pieguices ou vulgaridades, como acontece durante todo o tempo. É bonitinha e deve ter arrancado vários suspiros de mocinhas sessentistas e sonhadoras.

A história não muda a vida de ninguém, não inspira grandes projetos e nem rende grandes elocubrações. Mas vale muito assistir simplesmente porque o filme é bom, inteligente e divertido. Pra quê mais?


ficha técnica
título: The Graduate (1967)
duração: 105 minutos
direção: Mike Nichols
roteiro: Calder Willingham e Buck Henry (baseado em livro de Charles Webb)
curiosidade:
- Os papéis principais do filme foram recusados por várias estrelas da época como Ava Gardner, Robert Redford, Judy Garland e Ronald Reagan. Entretanto, os atores que os interpretaram (Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katharine Ross) foram indicados ao Oscar. Nenhum ganhou... O Oscar foi pela direção.


avaliação:
 
Copyright 2009 Pipoca com cerveja. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy